quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

No que diz respeito ao lixo a Câmara de Oeiras anda de cavalo para burro


No que diz respeito ao lixo

a Câmara de Oeiras anda de cavalo para burro


A Câmara de Oeiras optou, há cerca de vinte anos, pela compostagem para o tratamento de resíduos sólidos. Este sistema consiste numa separação inicial dos resíduos não orgânicos (papel, plástico, metal,…). A seguir o material orgânico é tratado, resultando daí um composto que serve de fertilizante. O material, que sobrava do tratamento, era depositado no aterro de Trajouce, não provocando qualquer contaminação dos solos. A máquina esgotou, há dez anos, o seu tempo de vida e, então, os lixos não são tratados. São depois depositados na lixeira de Trajouce.


Oeiras foi o primeiro concelho de Portugal a optar pela recolha de resíduos sólidos porta-a-porta. Começou na freguesia de Queijas. Mais tarde passou-se a fazer a recolha selectiva de resíduos recicláveis porta-a-porta, também em Queijas. Ainda mais tarde generalizou-se a recolha selectiva de resíduos sólidos a todas as zonas de vivendas e às urbanizações do concelho em que os prédios têm casas de lixo. Entretanto a Câmara decidiu acabar com a recolha de resíduos recicláveis porta-a-porta. É claro que o Bloco de Esquerda votou contra esta proposta na Assembleia Municipal.


A Assembleia Municipal vai reunir no próximo dia 24 de janeiro, segunda-feira, às 21 horas no Centro Social e Paroquial de Queijas. Os cidadãos podem usar da palavra no início da reunião. Poderão questionar a Câmara sobre qualquer problema existente no concelho.

Participe.


Dê a sua opinião.



..................................
Bloco de Esquerda Oeiras
Oeiras
Rua Artur Brandão, nº13



Sem comentários:

Enviar um comentário